Samuzinho abrirá inscrições para novas turmas de 2024

Serão oferecidas 70 vagas para crianças entre 8 a 13 anos

Começam na segunda-feira, dia 15 de janeiro, as inscrições para os novos alunos do Projeto Samuzinho 2024. Neste ano, serão oferecidas 70 vagas para crianças na faixa etária de 8 a 13 anos. Depois de fazer a inscrição, a criança inscrita participa de um sorteio, que será realizado no dia 24 de fevereiro, às 14h, em local a ser definido. O responsável pela criança inscrita terá que estar presente no dia do sorteio, e não precisará levar a criança interessada na vaga. 

O curso terá duração de um ano, e as aulas ocorrerão quinzenalmente sempre aos sábados, em dois horários – das 9h às 12h ou das 14h às 17h. O horário para cada grupo também será definido no sorteio. O curso será ministrado no SAMU Regional de Ribeirão Preto e locais de atividades externas, como praças públicas. Os responsáveis são os enfermeiros José Carlos Rios e Wislaine Berbel Ripoli Carabolante. As inscrições terminam no dia 31 de janeiro

Objetivos:

Conscientizar as crianças e os pais sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência. Refletir sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente e os movimentos de solidariedade.

Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192. Reforçar a importância da escola para a criança.

Projeto Samuzinho inscreve crianças durante o Teresina em Ação - Fundação  Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Projeto Samuzinho

O Projeto Samuzinho teve início em Ribeirão Preto em 2011, capacitando anualmente cerca de 80 crianças entre 8 e 13 anos. Eles aprendem noções básicas de primeiros socorros e como agir em situações de emergência. Os alunos, orientados pelos coordenadores, realizam demonstrações educativas trajando uniformes semelhantes aos profissionais do SAMU. Durante eventos, contam com a colaboração de equipamentos, ambulância do SAMU, bombeiros e outros profissionais.

As atividades de aprendizado incluem procedimentos para desmaio, engasgo, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, AVC, ataque por animais peçonhentos, queimadura, afogamento, acidentes, entre outros.

Além disso, os participantes aprendem sobre o uso apropriado do telefone 192, quando e por que chamar o SAMU, prevenção de acidentes e os perigos dos trotes ao SAMU.

O Projeto Samuzinho oferece informações essenciais de forma lúdica, desmistificando concepções equivocadas associadas aos pedidos de auxílio à saúde.

As instruções fornecidas são cruciais para o dia a dia, e as crianças absorvem esses ensinamentos de maneira extremamente envolvente e didática.

O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.

O Projeto Samuzinho é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do Samu.

O Projeto Samuzinho de Ribeirão Preto é o único protocolado junto ao Ministério da Saúde.