Artista visual santista Julian Campos utiliza o bordado para refletir sobre questões de gênero e do trabalho. Mostra poderá ser conferida a partir do dia 24 de maio (sexta-feira), com bate-papo entre público e artista agendado para o dia seguinte e oficina de bordado em 6 de julho
O MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi abre suas portas a partir das 19h30 de 24 de maio para apresentar a exposição “Avesso do Avesso”, do artista santista Julian Campos. A mostra, selecionada pelo edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais – Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, passou por Franca em março e ficará em Ribeirão Preto até o dia 6 de julho, quando seguirá para uma edição em Praia Grande, no litoral paulista.
“Avesso do Avesso”, uma série iniciada em 2018, é composta por mais de 70 bordados produzidos por Julian a partir de toalhas e outros itens adquiridos em brechós e bazares de caridade em São Vicente/SP, cidade onde o artista mora e trabalha. Explorando a representação de suas próprias mãos e gestos típicos do ato de bordar, o artista investiga seu papel enquanto homem na prática do bordado, historicamente associada ao universo doméstico feminino.
Os trabalhos expostos são fruto dos questionamentos do artista sobre a tradição do bordado e seu lugar na Arte Contemporânea, fomentando reflexões sobre temas como trabalho e gênero. Segundo Julian Campos, o contato com o bordado veio de forma natural, em meio ao seu processo de formação artística. “Eu não recebi de outras gerações este contato com o bordado, como é comum acontecer, de ser quase que um rito de passagem dentro de uma família. Sempre tive um trabalho com o desenho, muito baseado em linhas, e com isso acabei chegando à técnica do bordado, com toda sua poética e seu tempo dilatado de produção, ponto a ponto, no fazer artístico”, relata.
Para a pesquisadora e professora associada da Universidade de São Paulo, Ana Paula Cavalcanti Simioni, que assina o texto crítico da mostra em Ribeirão Preto, por meio do bordado, “Julian questiona as divisões e hierarquias entre arte e artesanato; entre manualidade e técnica; entre objeto e performance. Como um homem artista e que faz uso do bordado, problematiza a distinção entre práticas vistas como masculinas e aquelas associadas à feminilidade. Avesso a essas categorias estanques, [o artista] nos convida ainda a olhar de modo generoso para os objetos presentes no mundo. Eles materializam saberes e tradições que estão sendo perdidos.”
A exposição, que já passou por importantes espaços culturais como o Laboratório das Artes, em Franca; Galeria de Arte do Centro de Atividades do Sesc Palmas, em Palmas/TO; e o Museu de Arte Decorativa de Uberaba/MG, apresenta obras que foram destaque em salões de arte por todo o Brasil, incluindo o 52º SAC – Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, onde um tríptico de bordados recebeu o Prêmio Prefeitura de Piracicaba e hoje integra o acervo público da cidade.
O diretor do MARP, Nilton Campos, relembra que a arte de Julian Campos já esteve em outra oportunidade no museu: “Ele foi selecionado em 2022 para o SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo e apresentou no MARP nove obras desta série que agora será exposta. O conjunto completo que teremos a oportunidade de ver, consiste no artista executar estas obras sobre toalhas previamente bordadas, trabalhando-as novamente, inserindo a imagem de suas mãos bordando o tecido, dentro da própria toalha, como uma ‘metalinguagem’.”
Para marcar a abertura de “Avesso do Avesso” em Ribeirão Preto, Julian Campos estará presente para um bate-papo com o público no dia 25 de maio, a partir das 10 horas, junto a outros artistas que compõem a exposição coletiva do “Programa Exposições 2024” do MARP. Além disso, como parte da programação, o artista coordenará a oficina “Introdução ao Bordado Livre” no dia 6 de julho, data de encerramento da visitação pública à mostra.
Sobre o artista
Julian Campos é artista visual, ilustrador e produtor cultural. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista, da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de pesquisa e produção em Bordado Livre e seus diversos suportes – Entre Pontos. Ministra cursos e oficinas em espaços culturais como unidades do SESC, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.
SERVIÇO
O que: Exposição “Avesso do Avesso”, de Julian Campos
Quando: De 24 de maio a 6 de julho de 2024
Onde: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP)
Informações: (16) 3635-2421
Programação
Abertura:
24 de maio, às 19h30
Encontro com o público:
25 de maio, às 10h
Visitação aberta ao público:
De 24 de maio a 6 de julho de 2024
Terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30
Aos sábados, nos dias 25/05, 08/06, 22/06 e 06/07, visitação das 9h às 15h.
Obs.: Exceto feriados e pontos facultativos.
No dia 19/06, aniversário de Ribeirão Preto, visitação das 9h às 15h.
Oficina “Introdução ao Bordado Livre”, com o artista Julian Campos
Data: 6/07 (sábado)
Horário: das 9h30 às 12h30
Público: Aberto a todos os interessados, acima de 14 anos
20 vagas – Oficina gratuita e com material incluso (não é necessário o conhecimento prévio de desenho ou qualquer formação em artes).
Inscrições prévias através do formulário on-line: bit.ly/oficinabordadoribeirao