Realizada em parceria pela Unaerp e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, iniciativa que faz parte da programação da 23ª Feira Internacional do Livro, busca dar visibilidade à projetos que incentivam e estimulam a leitura entre estudantes do Ensino Fundamental e valorizar o trabalho dos professores em todo o Brasil
A 11ª edição do Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura Professor Electro Bonini – conhecido como Prêmio Professor Electro Bonini e que faz parte da programação da 23ª Feira Internacional do Livro (FIL) -, está com inscrições abertas até o dia 12 julho. Realizado pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o concurso é destinado a professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todo o Brasil, das redes pública e privada.
O concurso tem como objetivos enfatizar a importância da leitura na formação de adolescentes e jovens, estreitar o contato dos estudantes com a língua portuguesa, dar visibilidade a projetos de incentivo à leitura desenvolvidos por professores e valorizar o trabalho do professor. Tudo centrado na formação de leitores e no desenvolvimento do olhar crítico que a literatura oferece. “A cada edição recebemos projetos cada vez mais criativos e competentes e nossa expectativa para 2024, ano do centenário da Unaerp, é termos contato com propostas que impactam e transformam o caminho dos jovens estudantes na educação”, comenta Sônia Camargo dos Santos, coordenadora da graduação da Universidade e da organização do prêmio.
Os critérios que balizam a avaliação dos projetos são adequação e relevância da iniciativa ao incentivo à leitura. Uma comissão formada por professores de Língua Portuguesa e Literatura e por especialistas ligados à área de atuação do concurso (convidados pela Unaerp), será responsável pela análise de todo material e pela seleção dos vencedores.
Os professores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão seus prêmios no Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II), durante a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), no dia 8 de agosto, às 14h30. Os vencedores ganharão um notebook (primeiro lugar), um tablet (segundo lugar) e um smartphone (terceiro lugar). A classificada em primeiro lugar receberá uma televisão de 55 polegadas. Todos os demais participantes receberão certificados.
Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura, o concurso representa a valorização dos professores, um movimento urgente no Brasil. “De um lado, temos a valorização dos professores. Do outro lado, temos o fomento à importância da leitura e da literatura na vida dos adolescentes. Dois polos intrinsecamente atrelados no processo de construção de um futuro imediato que seja mais gentil, solidário, justo, criativo e mais humanizado. A Fundação sente-se feliz e honrada em apoiar este concurso”, destaca.
Os profissionais podem se inscrever de forma individual ou coletiva e de forma gratuita. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nas páginas da Unaerp (www.unaerp.br) e da Fundação do Livro (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). A organização conta também com um endereço de e-mail para esclarecimento de dúvidas: concursodeleituraelectrobonini@unaerp.br.
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) que, há quatro anos tornou-se internacional, acontece de 1 a 11 de agosto deste ano, com abertura oficial na quinta-feira, dia 1º).
Nesta 23ª edição serão homenageados os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). O evento acontecerá de forma presencial em diversos locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal e outros.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.