Com cerca de 90 atividades na agenda, a programação de sábado e domingo do evento traz a escritora portuguesa Isabel Rio Novo e os autores brasileiros Ignácio de Loyola Brandão e Stênio Gardel nas sessões do Salão de Ideias, além de diversas atrações musicais, saraus, bate-papos e extensa programação para o público infantil
Além das atividades literárias, o primeiro final de semana na 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será embalado por muita música, de diversos gêneros e estilos e em apresentações com diferentes propostas. No total, 14 apresentações sonoras estão distribuídas entre o sábado e o domingo, com dois destaques: banda Francisco el Hombre e cantor Dori Caymmi, ambos encerrando a agenda de cada dia. As duas apresentações são realizadas em parceria com o Sesc Ribeirão Preto.
No sábado (03), no palco principal do Theatro Pedro II (20h), a banda Francisco, el Hombre faz show em homenagem a “Acabou Chorare”, clássico álbum do grupo Novos Baianos, com releituras que mesclam rock psicodélico e ritmos latinos, fazendo jus às referências musicais que pautam o trabalho do grupo. Formada há 11 anos por dois mexicanos e três brasileiros, a banda registra sucesso e reconhecimento nacional e internacional para sua pachanga folk (mistura de tropicalismo, batucada e música latina).
No mesmo palco, o baiano Dori Caymmi fecha o domingo (4/8, às 20h) com show em que apresenta seu trabalho como compositor e violonista. Aos 80 anos, o filho do meio do mestre Dorival Caymmi segue presente e ativo na história da música brasileira também como arranjador e produtor. Em seu livro “Dori Caymmi songbook: 80 anos de um cantador”, o artista celebra seu legado apresentando partituras, depoimentos, histórias e link para o disco digital. A publicação está à venda na Tenda do Sesc na FIL (Esplanada do Theatro Pedro II).
No sábado (03), as atrações musicais ficam por conta das apresentações “Retinta: homenagem a Sueli Carneiro”, com Kamila Andrade (10h, Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II); “MPB – Música Preta Brasileira”, com a banda ribeirão-pretana Black Soul Power (17h30, quintal da BSJ – Biblioteca Sinhá Junqueira); “Também Somos Brasileiros”, com Renatinho Silva (18h30, Estande da Prefeitura); e Régis Martins & Cia Fantasma” (19h, BSJ, quintal). O dia tem ainda as apresentações Café com Chorinho, com grupo Choro da Casa (11h, BSJ, quintal); e “Com açúcar e com afeto”, com coral Voz Ativa, em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque (11h, Centro Cultural Palace).
No domingo (04), o auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace), recebe o Coral de Mulher e Música Caipira e declamação de poemas Sertanejos, respectivamente às 11h e 12h30. À tarde, tem Percussão com os Bambas (14h, CUFA, coreto da Praça XV de Novembro); Trio Mana Flor (17h30, Tenda Sesc); quarteto Cora Limã (17h, BSJ, quintal); Banda Sinfônica do Senai RP (18h30, Estande da Prefeitura); a dupla Luisa & Clara Dias (18h30, Estande da Prefeitura); e Roda de Choro, também com Choro da Casa, às 20h30, no Espaço Ambient de Leitura (Esplanada do Theatro Pedro II).
Ideias em debate
A escritora portuguesa Isabel Rio Novo é a convidada do segundo Salão de Ideias Internacional desta edição da feira (17h, BSJ, auditório). Doutora em Literatura Comparada e autora de vários romances e uma biografia de Luís de Camões, Isabel aborda as produções literárias de Brasil e Portugal. Antes, às 15h, no mesmo local, Ignácio de Loyola Brandão volta ao Salão de Ideias da FIL para falar de suas vivências e experiências como escritor de romances, contos, crônicas, reportagens, textos infantis e peça teatral.
O Salão de Ideias do domingo é com o escritor cearense Stênio Gardel (15h, auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II). Especialista em Escrita Literária e autor de títulos adultos e infantis, Gardel fala sobre sua trajetória literária, que inclui ser finalista no Prêmio Jabuti em 2022, além de outras premiações nacionais e internacionais. Seu novo livro infantil, “Bento, Vento, Tempo”, tem lançamento na FIL no sábado (10h, BSJ, espaço infantil).
Sessão Poesia com a escritora e slammer ribeirão-pretana Luiza Romão (domingo, 11h, auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II); e seis encontros de bate-papos são outras opções à disposição do público da 23ª FIL nestes dois dias. No sábado (15h, Tenda Sesc), a autora Valeska Zanello fala sobre as diferenças de empenho no amor entre homens e mulheres, a partir do seu livro “A prateleira do amor: sobre mulheres, homens e relações”. Também na Tenda Sesc, às 17h, Amara Moira, escritora, professora e ativista, e o sociólogo, advogado e professor Renan Quinalha, conversam sobre o tema “Direitos LGBTQIAPN+ no Brasil”.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, também participa de bate-papo com os visitantes da feira (domingo, 10h, BSJ, quintal). No encontro, ele aborda questões que envolveram sua gestão pública diante da pandemia, que resultou no livro “Uma cidade na luta pela vida: da pandemia ao 8 de janeiro”. Também no domingo, Ignácio de Loyola Brandão e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, fazem a segunda edição de conversa sobre literatura, administração pública e cotidiano (BSJ, 11h, auditório).
“Literatura indígena na contemporaneidade” é o tema do bate-papo com as escritoras Sony Ferseck (tribo Mucuxi) e Geni Núñez (Tribo Guarani), na Tenda Sesc (domingo, 15h). E ainda tem conversa sobre a história e o que vem pela frente no processo de restauro do Edifício Diederichsen, construção icônica do Centro de Ribeirão Preto, a partir da pesquisa acadêmica da arquiteta Tatiana de Souza Gaspar (domingo, 15h, Edifício Diederichsen).
Destaques da terra
Os homenageados Perce Polegatto e Carlos de Assumpção participam presencialmente de atividades no final de semana. Com 13 livros publicados, Polegatto está na Sessão Homenageado (sábado, 15h, auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II), momento onde troca ideias com o público sobre metalinguagem, busca da identidade humana e questionamentos existenciais, principais marcas de seus textos. No Sarau Protesto (sábado, 16h, Espaço Ambient de Leitura), Assumpção, de 97 anos, tem presença confirmada na atividade que reúne poesia, música e arte. A 23ª FIL está apenas começando e a programação completa, totalmente gratuita, pode ser conferida no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
SERVIÇO
23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Programação – Dia 03 de agosto (sábado)
Intervenção Interação no mundo dos games – Games Educativos
Horário e local: 08h30 e 10h | CUFA – Espaço Favela, coreto da Praça XV de Novembro
Oficina Tranças e suas histórias
Horário e local: 08h30 e 10h | CUFA – Espaço Favela, coreto da Praça XV de Novembro
Doação de Mudas
Horário e local: 9h | Praça XV de Novembro
Oficina de Circo
Horário e local: 9h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Visita Mediada
Horário e local: 10h | Biblioteca Sinhá Junqueira
Abertura exposição Alarp – Cem anos do Surrealismo
Horário e local: 10h | Centro Cultural Palace (salão verde)
Capoeira e a diversidade LGBTQIAPN+ e simpatizantes
Horário e local: 10h | Centro Cultural Palace (salão multiuso)
Show musical Retinta: homenagem a Sueli Carneiro
Horário e local: 10h | Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II
Contação de História Senac
Horário e local: 10h | Estande Senac, na Praça XV de Novembro
Espetáculo Circus Cabaret
Horário e local: 10h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Roda de Conversa Autonomia
Horário e local: 10h | Estande Diversidade, na Praça XV de Novembro
Lançamento do livro infantil Bento Vento Tempo
Horário e local: 10h | Biblioteca Sinhá Junqueira (espaço infantil)
Mediação de leitura Ninhário
Horário e local: 10h30 e 15h | Espaço Usina do Saber, na Praça XV de Novembro
Intervenção Liberte a Poesia – Sesc na FIL
Horário e local: 10h30 e 14h | Esplanada Theatro Pedro II
Música Café com Chorinho
Horário e local: 11h | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Performance Também guardamos pedras aqui
Horário e local: 10h | Theatro Pedro II (auditório Meira Junior)
Trupe das Histórias – Instituto do Livro
Horário e local: 11h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Música Com açúcar e com afeto
Horário e local: 11h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Sarau Encontrão Poético: poesia, resistência e afeto – Sesc na FIL
Horário e local: 12h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Oficina Pintura em biscoito amanteigado comestível
Horário e local: 12h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Basquete sobre rodas e basquete misto
Horário e local: 13h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Viajando com as Histórias
Horário e local: 14h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Oficina Bonecas Abayomi
Horário e local: 14h | CUFA – Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro
Lançamento de livro e sessão de autógrafos – Autores da Casa
Horário e local: 15h | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Roda de Conversa Gordofobia
Horário e local: 15h | Biblioteca Sinhá Junqueira (sala casarão)
Aula aberta Royal Academy of Dance Londres
Horário e local: 15h | Centro Cultural palace (sala multiuso)
Sessão Homenageado, com Perce Polegatto
Horário e local: 15h | Theatro Pedro II (auditório Meira Junior)
Salão de Ideias, com Ignácio de Loyola Brandão
Horário e local: 15h | Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)
Bate-papo A prateleira do amor: sobre mulheres, homens e relações – Sesc na FIL
Horário e local: 15h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Recreação Pintura Facial
Horário e local: 15h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Sarau da União dos Escritores Independentes (UEI)
Horário e local: 15h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Clube de Leitura Obras da Fuvest
Horário e local: 16h | Biblioteca Sinhá Junqueira (sala casarão)
Arte e cultura inclusivos
Horário e local: 16h | Estande Diversidade, na Praça XV de Novembro
Sarau Protesto
Horário e local: 16h | Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II
Bate-papo Direitos LGBTQIAPN+ no Brasil – Sesc na FIL
Horário e local: 17h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Roda de Conversa A importância da literatura regional
Horário e local: 17h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Salão de Ideias Internacional, com Isabel Rio Novo
Horário e local: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)
Show MPB – Música Preta Brasileira, com Black Soul Power
Horário e local: 17h30 | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Abertura da exposição 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil
Horário e local: 18h | Museu Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776)
Show musical Também Somos Brasileiros
Horário e local: 18h30 | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Show musical Régis Martins & Cia Fantasma
Horário e local: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Show Francisco el Hombre toca Novos Baianos
Horário e local: 20h | Theatro Pedro II (sala principal)
Programação – Dia 04 de agosto (domingo)
Intervenção Interação no mundo dos games – Games Educativos
Horário e local: 8h30 e 10h | CUFA – Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro
Oficina Artesanato Afro – Cores e Raízes
Horário e local: 8h30 e 10hh | CUFA – Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro
Feira de Adoção
Horário e local: 9h | Praça XV de Novembro
Programa Cultura Livre (CEU das Artes)
Horário e local: 9h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Programa Cultura Livre (Centro Cultural Quintino II)
Horário e local: 10h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Visita Mediada
Horário e local: 10h | Biblioteca Sinhá Junqueira
Intervenção e debate O rastro do meu passo – metamorfose
Horário e local: 10h | Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II
Oficina de Libras
Horário e local: 10h | Estande Diversidade, na Praça XV de Novembro
Contação de História Meus brinquedos de contar – Sesc na FIL
Horário e local: 10h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Intervenção Vidas Poéticas: me conta uma boa história?
Horário e local: 10h30 e 15h | Espaço Usina do Saber, na Praça XV de Novembro
Bate-papo e lançamento do livro Uma cidade na luta pela vida: da pandemia ao 8 de janeiro
Horário e local: 10h | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Oficina Costura Literária
Horário e local: 11h | Biblioteca Sinhá Junqueira (espaço infantil)
Coral Mania de Mulher
Horário e local: 11h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Bate-papo Literatura infantil e o seu papel na formação de novos leitores – Sesc na FIL
Horário e local: 11h | tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Sessão Poesia, com Luiza Romão e Bruna Mitriano
Horário e local: 11h | Theatro Pedro II (auditório Meira Junior)
Oficina Pintura de MDF
Horário e local: 11h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Bate-papo Do cotidiano ao extraordinário e vice-versa
Horário e local: 11h | Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)
Sarau Encontrão Poético – poesia, resistência e afeto – Sesc na FIL
Horário e local: 12h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Interação com o time de futebol americano de Ribeirão Preto – Moura Lacerda Dragons
Horário e local: 12h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Música caipira e declamação de poemas sertanejos
Horário e local: 12h30 | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Viajando com as Histórias
Horário e local: 13h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Recreação Pintura Facial
Horário e local: 14h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Contação de História Prosa & Arte – um voo na imaginação
Horário e local: 14h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Intervenção Liberte a Poesia – Sesc na FIL
Horário e local: 14h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Música Percussão – Os Bambas
Horário e local: 14h | CUFA – Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro
Bate-papo Literatura indígena na contemporaneidade – Sesc na FIL
Horário e local: 15h | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Palestra Cotidianos Poéticos: da época de Camões às batalhas de rua
Horário e local: 15h | Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)
Salão de Ideias, com Stênio Gardel
Horário e local: 15h | Theatro Pedro II (auditório Meira Junior)
Clube de Leitura A obra de Ferreira Gullar
Horário e local: 15h | Biblioteca Sinhá Junqueira (sala casarão)
Bater-papo Edifício Diederichsen
Horário e local: 15h | Edifício Diederichsen
Exposição e oficina de ballet Pé no Chão
Horário e local: 15h30 | CUFA – Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro
Contação Trupe das Histórias – Instituto do Livro
Horário e local: 16h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Oficina Esporte como ferramenta de inclusão
Horário e local: 16h | Estande Diversidade na Praça XV de Novembro
Sarau Odilon – Nosso celeiro de poetas
Horário e local: 16h | Espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II
Roda de Conversa Explorando distopia, fantasia e ficção científica
Horário e local: 16h | Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva)
Sarau do Instituto do Livro
Horário e local: 17h | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Show musical com Trio Mana Flor – Sesc na FIL
Horário e local: 17h30 | Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II
Música Cora Limã
Horário e local: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Banda Sinfônica do Senai de RP
Horário e local: 18h30 | Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro
Show Dori Caymmi – Sesc na FIL
Horário e local: 20h | Theatro Pedro II (sala principal)
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, RibeirãoShopping Multiplan e Tracan