Duas Orquestras de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma) dão continuidade ao seu projeto que leva concertos com interpretações de repertório variado em Ribeirão Preto. Em agosto, serão dois concertos gratuitos, sempre às 20h: no dia 18/8 (domingo), na Paróquia São Paulo Apóstolo, e no dia 25, na Paróquia São Miguel Arcanjo
Duas Orquestras de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma) iniciam mais uma temporada do projeto “Encantando”, que leva concertos com repertório de música variada após o término das missas em igrejas de Ribeirão Preto. Neste final de semana, o público poderá desfrutar de dois concertos gratuitos e abertos à comunidade. A primeira apresentação será no próximo domingo, dia 18 de agosto, às 20 horas, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua José da Silva, 603, no Jardim Paulista). No dia 25 de agosto, a orquestra se apresenta na Paróquia São Miguel Arcanjo (Rua Anselmo Marquês Rodrigues, 702, no Jardim Manoel Penna).
Os concertos têm duração média de 40 minutos e neste ano trazem um repertório de canções tradicionalmente conhecidas: “Hallelujah”, de Georg Friedrich Haendel (1695 – 1759), “Pai Nosso”, de Padre Marcelo Rossi (*1957), “Menuet”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), “Nella Fantasia”, de Ennio Morricone (1928 – 2020), “The Lord bless you and keep you”, de John Rutter (*1945), “Ave Maria brasileira”, de Vicente Paiva (1908-1964) e Jaime Redondo (1890-1952), “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim (1927 – 1994) e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso (1903 – 1964).
A professora e cantora soprano de uma das Orquestras de Câmara da Alma, Snizhana Drahan, explica que o projeto visa proporcionar um momento de reflexão e relaxamento para as pessoas. “Temos também a proposta de divulgar a música de concerto para o público que não tem contato diariamente com essa arte e desenvolver o gosto musical, trazendo obras leves e ao mesmo tempo ricas musicalmente”, completa Snizhana.
As orquestras de câmara do projeto são formadas por seis músicos, sendo Paulo Veiga e Milton Bergo no violino, Guilherme de Carvalho Pereira e Gabriela Lopes Miguel na viola, Bogdan Dragan, Igor Picchi Toledo e Lucas Pigari no clarinete, Gladys de Pádua e Ju Hi Soon no piano, Snizhana Drahan, Brenda Grigol, Vinicius Eduardo Simião e Leonardo Faria no canto. O projeto conta ainda com produção executiva de Leticia Adriazola, Ladson Bruno Mendes como responsável técnico, Luciana Rodrigues (coordenadora administrativa) e Dulce Neves, presidente da Alma, como coordenadora geral.
O Encantando é uma realização da Alma em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo. Neste ano de 2024, a realização do projeto só foi possível graças à destinação de uma emenda parlamentar do deputado estadual Rafael Silva à Alma.
SERVIÇO:
Agenda do Projeto “Encantando”
Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data: 18/08 (domingo), às 20h
Local: Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua José da Silva, 603 – Jardim Paulista)
Data: 25/08 (domingo), às 20h
Local: Paróquia São Miguel Arcanjo (Rua Anselmo Marquês Rodrigues, 702, no Jardim Manoel Penna).
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, em escolas públicas destas cidades.