Com “Sonho de artista” e “O menino e a cerejeira”, projeto da Borbolina Cia circula de agosto a outubro com espetáculos inclusivos para escolas e público em geral, workshops de formação e doação de livros. Tudo gratuito
A Borbolina Cia, de São Paulo, montou um estruturado projeto para levar a cultura inclusiva a públicos de dez cidades paulistas neste segundo semestre. Trata-se da primeira edição do Circula Repertório, Borbolina Cia na carreira, que foi um dos contemplados no Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 – Difusão Cultural, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura. Essa edição prevê a Circulação de dois espetáculos de seu repertório.
São eles: O menino e a cerejeira, por cinco cidades do noroeste paulista (Olímpia, Novo Horizonte, Votuporanga, São José do Rio Preto e Catanduva) e Sonho de artista, por outras cinco cidades (Limeira, São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Botucatu e Ubatuba).
Em cada um dos municípios será realizado três espetáculos, sendo dois para escolas públicas e ONGs e um para público habitual. Além de um workshop voltado aos artistas, profissionais e amadores.
No total são trinta apresentações e dez workshops. Todas as sessões serão acessíveis para Libras e dez delas também contarão com audiodescrição.
“Estamos celebrando os nove anos de carreira da Borbolina Cia e esse projeto vem coroar o trabalho que temos feito: levar entretenimento e arte, formação e inspiração para públicos de todas as idades, em especial às crianças e jovens, pelo Estado de São Paulo. Promover experiências teatrais que inundem os corações de esperança, emoção e alegria para enfrentar os desafios da vida é nosso propósito. E estamos muito felizes em oferecer o espetáculo a todos, por meio de acessibilidade para libras e audiodescrição. Ninguém ficará de fora!”, enfatiza Stella Tobar, diretora da Borbolina e com uma carreira de quase 30 anos na área artística.
REPERTÓRIO HUMANÍSTICO, em nove anos de estrada
– Sonho de artista fala da vocação do artista, em uma homenagem lúdica e divertida a esse ofício e às dificuldades de criar e viver de arte, em uma releitura surpreendente da fábula A cigarra e a formiga. O espetáculo, texto e direção de Stella Tobar, foi montado durante a pandemia, graças ao Edital Proac Lei Aldir Blanc para Histórico de realização. E desde outubro de 2021 está em repertório, encantando as pessoas. Ao falar da missão do artista, são apresentados ao público o conceito de arte como trabalho. Um trabalho digno como qualquer outros, cuja função é divertir, emocionar e despertar nossa humanidade.
Além disso, a peça também apresenta, principalmente ao público-mirim, o incentivo de não abandonar seus sonhos e poder trilhar a profissão escolhida por vocação e coração, como a formiga da nossa montagem, que decide seguir o sonho de ser artista como profissão.
– O menino e a cerejeira estreou em julho de 2016 e completa oito anos no repertório da Borbolina Cia. Sucesso de público e crítica, já foi visto por cerca de 70 mil pessoas.
Traz um enredo que nos incita a manifestar a coragem e esperança para superar as dificuldades, na certeza de que “Depois do inverno sempre vem a primavera”. O espetáculo leva mensagens de resiliência diante das adversidades. Traz a leveza do diálogo sem fronteiras, da amizade sincera e do sonho diante da desesperança, temas tão necessários nos tempos atuais. O menino e a cerejeira é alento e inspiração para públicos de todas as idades, em especial às crianças.
Adaptação e primeira montagem teatral da obra do escritor japonês, poeta e pacifista, Daisaku Ikeda, falecido em 2023 aos 95 anos. São utilizados elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, o espetáculo é uma inspiração sobre esperança e amizade, deixando a expectativa de um mundo mais justo e humano. Para todos.
Haverá ainda doação de livros originais da obra às escolas e instituições participantes.
Workshop gratuito: A preparação do artista de teatro – Atuação, por Stella Tobar.
O workshop aborda o tema de uma forma ampla, seja preparo físico e emocional, com técnicas de atuação, mas também com ferramentas para traçar uma carreira que passa por se auto-produzir no teatro. Promover uma visão ampla dessa profissão aos artistas amadores e trocar conhecimento com os profissionais locais é o intuito.
A artista promoverá sequências de exercícios respiratórios, físicos e vocais, capazes de gerar um estado criativo. A partir daí, serão elaboradas cenas curtas. Além disso, haverá conceituação teórica deste trabalho e também serão abordadas questões da carreira do artista de teatro que tende a se autoproduzir.
Stella Tobar é atriz, diretora, dramaturga, professora e produtora teatral, é formada em Artes Cênicas pela UNICAMP, trabalha profissionalmente há 28 anos. Integrou diversas Cias importantes até fundar a Borbolina Cia em 2015. Nela, vem realizando e produzindo trabalhos autorais por meio de Editais, Leis de Incentivo e muito suor e labuta.
Público-alvo: artistas profissionais, amadores ou estudantes de teatro.
Faixa etária: a partir de 14 anos. Número de vagas: 30 – Duração: 2h
Saiba mais sobre os dois espetáculos e acompanhe atualizações pelos canais digitais da Borbolina Cia.:
Site : https://www.borbolinacompanhia.com.br/
Instagram da Cia: https://www.instagram.com/borbolinacia/
CONFIRA O CRONOGRAMA POR CIDADE:
AGOSTO
07 (quarta) – LIMEIRA , Sonho de artista
Dia 07 (quarta)_ Espetáculo Sonho de Artista. Apresentações para escolas às 9h30h e 14h. Sessão aberta ao público às 19h30. Local: Teatro Vitória. Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira – SP, 13480-008. Informações: 19-34516679
No dia anterior, 6, Workshop, das 18h30 às 20h30. Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”. Rua da Boa Morte, 471 – Centro – Limeira/SP. Informações: 19-34415493
10 (sábado) – SÃO BERNARDO DO CAMPO – Sonho de Artista
Dia 10 (sábado)_ Sessão aberta ao público. 16h. Local: Teatro Elis Regina. Av. João Firmino ,900 – Assunção, São Bernardo do Campo F: (11)4109-6262
Na véspera, dia 9 (sexta), apresentação para escolas – 10h e 14h., mesmo local.
No dia anterior, 8 (quinta), Workshop, das 16h às 18h. E.E. Professora Clarice de Magalhães. Avenida Senador Ricardo Batista, 355. Bairro Assunção. SBC.
11 (domingo) – INDAIATUBA – Sonho de artista
Dia 11 (domingo)_ Espetáculo Sonho de Artista. Apresentação para público espontâneo. 16h. Local: Teatro C.I.A.E.I (Sala Acrísio de Camargo) . Av Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jd Regina
Dia seguinte, 12 (segunda)_ Sessões para escolas. 9h e 14h. Local: Teatro C.I.A.E.I (Sala Acrísio de Carmargo) . Av Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jd Regina.
(Workshop em definição de data/horário)
28 (quarta) – OLÍMPIA – O menino e a cerejeira
Dia 28 (quarta)_ Sessões para público espontâneo. 19h30. Local: Casa da Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso. R. São João, 942 – (17) 3279-8508 Beneficência, Olímpia – SP, 15400-000.
Na véspera, dia 27, (terça)_ Apresentação para escolas. 8h30 e 14h, mesmo local.
No dia anterior, 26 (segunda) acontece o Workshop, também na Casa da Cultura, das 19h às 21h.
29 (quinta)- NOVO HORIZONTE – O menino e a cerejeira
Dia 29 (quinta)_ Espetáculo O menino e a cerejeira. Apresentação para público espontâneo. 19h30. Local: Centro Cultural Gino de Biasi Filho. Rua Cel. Carvalho Leme, 534 – Centro – Novo Horizonte- SP
No dia seguinte, 30 (sexta), Sessões para escolas. Às 9h e 14h, mesmo local.
E o workshop em seguida, no mesmo dia, das 16h às 18h.
SETEMBRO
04 (quarta) – VOTUPORANGA – O menino e a cerejeira
Dia 04 (quarta)_ Espetáculo O menino e a cerejeira. Apresentação para público espontâneo. 19h30. Local: Centro de Convenções
No dia seguinte, 5 (quinta)_ Sessões para escolas. 8h30 e 13h30, no mesmo local, onde também acontece o workshop no mesmo dia, das 16 às 18h.
07 (sábado) – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – O menino e a cerejeira
Dia 07 (sábado), Apresentação aberta ao público, às 16h. Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Av. Brig. Faria Lima, 5381 – Vila São José – SJ do Rio Preto
Na véspera, dia 6 (sexta), apresentações para escolas. 9h e 14h, no mesmo local.
E no dia 6 também ocorre o Workshop das 18h às 20h. Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle. Rua Roberto Simonsen, 120 .
08 (domingo) – CATANDUVA – O menino e a cerejeira
Dia 08 (domingo), Apresentação para público espontâneo. 18h. Local: Teatro Municipal Aniz Pachá. Rua Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque, Catanduva – SP, 15805-020. Fone: 17-35250950
No mesmo dia e local, Workshop. Das 19h às 21h.
No dia seguinte, 9 (segunda), sessões para escolas. 8h30 e 13h30, também no mesmo local.
12 (quinta) – BOTUCATU– Sonho de Artista
Dia 12 (quinta) _ Apresentação para público geral às 19h30. E pela manhã, sessões para escolas, às 9h00 e 13h30. Local: Teatro Municipal de Botucatu. Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro . f: 14 38111489
O Workshop acontece no dia anterior, das 19h30 às 21h30, no mesmo local.
OUTUBRO
17 (quinta) – UBATUBA – Sonho de Artista
Dia 17 (quinta)_ Sessão aberta ao público. 19h30. Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Pça Exaltação à Santa Cruz, 22. Centro.
No dia anterior, 16 (quarta), apresentação para escolas, no mesmo local, às 9h e 14h. E no mesmo dia e local, Workshop acontece das 19h às 21h.
INGRESSOS são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria com antecedência ou por meio de sites de reserva, de acordo com cada cidade.