Encontro aconteceu neste domingo, dia 14, no Campus do Moura Lacerda
Ribeirão Preto (SP) sediou neste domingo (14), a 12ª edição do California Volks Brothers, exposição que reuniu cerca de mil automóveis clássicos, especialmente o fusca. O evento, que desde 2017 está na lista de eventos oficiais do município, recebeu cerca de 7 mil visitantes, que vieram de várias regiões do país para exporem seus carros ou conhecer um pouco mais da história do antigomobilismo, nome dado à prática de colecionar automóveis clássicos.
“O California Volks Brothers celebra a história do automobilismo. O encontro, que começou com amigos apaixonados por fuscas, hoje, se tornou um evento nacional, com programação cultural para toda a família, solidariedade e muita nostalgia. É um grande orgulho para nós”, afirma Tico Neaime, um dos organizadores do evento.
Presente em todas as edições do California Volks Brothers, o casal Wellington Luis Pizzo e Juliana Pizzo ganhou, há cinco anos, um parceiro para os encontros: o filho Juliano. “Participamos desde a primeira edição do evento e, agora, trazemos o nosso pequeno, que já é apaixonado por fuscas e kombis”, conta Wellington Luis.
Segundo ele, que também é colecionador de carros, o encontro representa a nostalgia. “É prazeroso relembrar momentos de infância e mostrar parte da história dos carros para os mais novos. Quem não tem um fusca, tem, pelo menos, uma história com um”, complementa.
Além da exposição de veículos icônicos e aircooleds – carros refrigerados a ar -, a programação do evento contou com food-trucks, sorteios, espaço kids, show da banda Chavala, apresentação do DJ Claudio Lopes e ativações das marcas: Bild, Coca-Cola Andina Brasil, Therezópolis, Eletro Bidu, Neon Box, Big Boss, Casa do Fusca, Coelho Safari, Primus, Ribeirão Detailer e Art Voice Brasil.
Investimento nos antigos
Quem esteve presente no evento conferiu de perto o amor e afeto que os donos nutrem pelos carros, que, muitas vezes, são veículos apenas de exposição. Para os apaixonados, o Mercado de Pulgas – feira de antiguidades – do California Volks Brothers, oferecia peças raras e itens importantes para o cuidado com o clássico.
“Aqui, além de ter a possibilidade de encontrar um carro que pertencia ao seu pai, avô, e até bisavô, também é possível achar peças para restaurar o carro, como um câmbio, um volante ou uma roda, tudo original”, explica Marcos César Carrer, um dos organizadores do encontro, que aproveitou o evento para expor seu Fusca 1959, que ganhou, neste ano, uma corrida de fuscas em Itatinga (SP).
Apesar de ter o fusca como foco principal, o California Volks Brothers recebeu outros carros clássicos, que ficaram expostos para o público. Foi o caso do Chevrolet Impala 1964 de Matheus Moura Martins, que chamou a atenção dos visitantes logo na entrada do evento. O carro, segundo o colecionador, teve um investimento de cerca de R$ 600 mil.
“O Impala 64 já é um carro raro e valioso. Esse eu comprei no Brasil e modifiquei por completo. Foi difícil, principalmente, pelo fato de quase 100% das peças serem importadas. São peças pesadas e de difícil locomoção, como as rodas, por exemplo. Foi um investimento alto, mas que para quem gosta, não tem preço”, destaca o colecionador, que participou do encontro ao lado da esposa, Laisa, e da filha do casal, Lis Maria.
Solidariedade
Como acontece desde a primeira edição do evento, o California Volks Brothers, mais uma vez, arrecadou alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias assistidas pelo programa Sesc Mesa Brasil, que combate a fome e o desperdício, e que desenvolve ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social.
Yvi Mishima, sócia proprietária da ETC Produções Culturais e produtora do evento, relembra que nas últimas edições, o evento arrecadou mais de seis toneladas para doação. “Além de celebrar a paixão por veículos antigos, o California Volks Brothers tem como propósito a responsabilidade social, que seria impossível sem a contribuição dos milhares de participantes do evento”, finaliza.