Com foco na cena paulista, curadores selecionam artistas de diferentes gêneros musicais para a Mostra Nova Cena
A terceira edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto) já tem datas confirmadas: 16 a 19 de outubro de 2024. Com o mote “faça pARTE”, o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, convida artistas autorais do Estado de São Paulo a participarem do edital de bandas.
As inscrições para o edital estarão abertas de 17 a 25 de julho. Os interessados em participar podem obter mais informações e conhecer mais o festival pelas redes sociais FestMAO (@fest.mao). Projetos de Pop, Rock, Reggae, MPB, Samba, Rap, Groove, Folk e Blues serão avaliados pela curadoria, que é assinada por Allê Trajan, Gui Silveiras e Cláudia Parra.
O festival conta com a produção executiva de Carol Capacle, direção artística de Allê Trajan, coprodução da Palimpsesto Produções e coordenação de produção por Fernanda Moura. A comunicação é assinada pela Casa Grafite, produtora de narrativas, de Ribeirão Preto, coordenada por Gali Garófalo e redação e social media de Idris Bahia. A realização é da Trajan Produções Artísticas e Capacle Produções Artísticas.
“Como a edição deste ano está sendo fomentada pela LPG estadual, nada mais justo do que darmos oportunidade para bandas autorais do Estado de São Paulo, convidando artistas e grupos do interior e do litoral do Estado. O objetivo é valorizar e fortalecer a cena musical regional, de forma a celebrar talentos locais, destacando a rica diversidade cultural do Estado”, explica Allê Trajan, diretor artístico e curador do FestMAO.
Novo conceito
Inspirada nos sedimentos e camadas da terra, a identidade visual desta terceira edição exalta a riqueza do solo do interior de São Paulo. A intenção é fazer um comparativo com a música autoral criada e produzida nesta região que, segundo os organizadores, é tão fértil e diversa quanto o talento de seus artistas locais.
A diversidade também é traduzida pela extensa paleta de cores e elementos fluidos como ondas e multipontos. Quem assina o design é o estúdio Black Magenta de Nova Odessa (SP), do designer Pepê Ferreira.
Novidades do festival
A Mostra Nova Cena, anteriormente conhecida como Mostra Autoral, apresenta um conceito repaginado nesta edição, reunindo artistas de diversos gêneros musicais em um mesmo palco no encerramento do FestMAO, no Teatro de Arena de Ribeirão Preto.
Para participar do edital que formará o line up, os interessados devem residir e atuar nas cidades de Ribeirão Preto e região ou em qualquer outra cidade do estado de São Paulo, com exceção da capital. No ato da inscrição, os proponentes devem enviar links de vídeo da performance do projeto musical executada ao vivo, além de inserir outros dados como currículo, fotos e redes sociais. O formulário de inscrição e o edital serão disponibilizados no site do festival: www.festmao.com.br.
Sobre o edital da Mostra Nova Cena
Para esta 3ª edição do FestMAO, serão aceitos somente projetos de música cantada, ou seja, projetos de música instrumental não poderão concorrer às vagas. Cada proponente responsável pela inscrição poderá inscrever até dois grupos/bandas, desde que os projetos sejam propostas completamente distintas.
Serão aceitos: projetos de grupos e bandas com formação de, no mínimo, 3 (três) integrantes/músicos e trabalhos de artistas com carreira solo ou duplas desde que o show seja concebido com formação de banda, ou seja, deverá ter no mínimo três músicos reunidos. Os integrantes dos grupos/bandas devem ter obrigatoriamente idade mínima de 18 (dezoito) anos.
Um atrativo para reforçar o compromisso com ações afirmativas do festival é a atribuição de acréscimo de 0,5 ponto, não cumulativo, para projetos que contemplem a diversidade na formação de seu grupo/banda, tendo entre seus integrantes pelo menos um artista que se encontre nos critérios: etnia preta, parda, indígena ou amarela; gênero: mulher, transgênero e não-binário e pessoas com deficiência.
O período de inscrições tem início em 17 de julho de 2024 às 12h e termina no dia 25 de julho, às 23h59. Esse prazo poderá ser prorrogado a critério exclusivo da produção do festival, com comunicação oficial nas redes sociais e no site do evento. Neste ano, além da Mostra Nova Cena que selecionará quatro bandas para o último dia de festival no Teatro de Arena, a programação traz a Mostra Redes & Encontros, com mesas de debate e vivências artísticas, e a Mostra Integração, que contará com espetáculos/performances que misturam a linguagem musical com as artes cênicas (teatro, dança, circo e performance).
“A proposta é continuar experimentando a ocupação dos espaços da cidade e a integração de linguagens, com programação variada que contará com shows musicais e também com espetáculos das artes cênicas que dialoguem com a música, possibilitando que as artes sejam convergentes e complementares, o que potencializa o cenário cultural para todos”, finaliza Carol Capacle, produtora executiva do festival.
Balanço de 2023
A segunda edição do FestMAO, realizada no ano passado, reuniu nomes como Verônica Ferriani, Ekena, Mariana Aydar, Fernanda Marx, Leser MC, Roberta Martinelli, Fernanda Paiva, Gilda Montans, Alê Youssef e muitos outros artistas durante seis dias de evento.
Ao todo, a edição contemplou um público de mais de 2 mil pessoas, mais de 19 mil views no canal Palco FestMAO, arrecadação de cerca de 900 kg de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e 163 inscrições para o edital de chamamento de bandas.
SERVIÇO
Inscrições para edital do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto)
Quando: 17 a 25 de julho de 2024
Data do Festival: 16 a 19 de outubro/2024
Local: Teatro de Arena de Ribeirão Preto
Mais informações: FestMAO – Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto