Os jornalistas e escritores Chico Felitti e Daniela Arbex, o roteirista e diretor de cinema Marcos Jorge e a chef Elisa Fernandes já confirmaram presença na programação gratuita, que acontece entre agosto e novembro. O primeiro encontro acontece no dia 24 de agosto (sábado), com o tema “Literatura e Gastronomia: cultura, afeto, trajetória e possibilidades”
Fomentar a literatura em suas diversas possibilidades. Esse é o mote da “Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia”, da Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) que, entre agosto e novembro, oferece 12 atividades gratuitas, realizadas na própria biblioteca (rua Duque de Caxias, 547 – Centro). A programação inclui mesa-redonda, três palestras, quatro sessões de cinema e quatro oficinas (gastronomia e escrita), além de bate-papo com autores. Não há necessidade de inscrição prévia, mas para as palestras e oficinas, o acesso será por meio de distribuição de senhas, uma hora antes do início da programação, pois as vagas são limitadas. Toda as atividades são gratuitas.
Cada mês terá um eixo entre as temáticas e a programação trará convidados especiais. Já estão confirmadas as participações do repórter e escritor Chico Felitti, conhecido pelos seus livros e podcasts; da jornalista e escritora Daniela Arbex, premiada por seus livros-reportagem, e do roteirista e diretor de cinema Marcos Jorge, diretor do filme Estômago (2007), que está lançando a sequência do trailer agora em agosto.
Início da programação
A abertura da Mostra, no dia 24 de agosto, será com oficina de gastronomia orientada pela chef Elisa Fernandes, seguida de mesa redonda com a pesquisadora Paula Feliciano e a psicanalista Thais Andrade. O tema será Literatura e Gastronomia: cultura, afeto, trajetória e possibilidades.
A ideia do projeto é abrir espaço para novos conceitos gastronômicos, novas narrativas literárias e aprofundar a relação com o cinema. “A união desses temas traz luz ao trabalho central da Biblioteca Sinhá Junqueira. Nossa base de atuação é o livro, mas a BSJ é um espaço de convivência e de troca de conhecimento e saberes, e essa Mostra traz essas relações em sua essência”, pontua Vinícius Moura Mendes de Souza, coordenador de Programação e Produção na BSJ.
Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a “Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira” busca também tornar mais conhecidas as ações da instituição, que durante todo o ano disponibiliza, gratuitamente, extensa agenda de atividades gratuitas para públicos de todas as idades. Gerida pela Fundação Educandário Cel Quito Junqueira, a BSJ não terá seu funcionamento normal alterado durante a realização da Mostra, permanecendo aberta de terça-feira a sábado, de 9h às 18h, tanto para empréstimo de livros como para uso local de suas salas e acervo. O projeto da Mostra conta com patrocínio da RTE Rodonaves, apoio cultural da Gullane e da Zencrane Filmes nas sessões de cinema, e produção executiva e administração da Girassol Caminhos Criativos.
SERVIÇO: Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia
AGOSTO
Data: 24/08 (sábado)
Oficina de Gastronomia com a chef Elisa Fernandes e Mesa Redonda Literatura e Gastronomia: cultura, afeto, trajetória e possibilidades.
Convidadas: Elisa Fernandes, Paula Feliciano e Thais Andrade
Data: 30/08 (sexta-feira)
14h: Cinema com exibição do filme “Quanto Basta – Tempero do chef”
SETEMBRO
Data: 21 (sábado)
14h: Cinema com exibição do filme “Estômago”
16h: Bate-papo com Marcos Jorge, diretor e roteirista de filmes, diretor de “Estômago”
OUTUBRO
Data: 26 (sábado)
16h: Bate-papo com a jornalista e escritora Daniela Arbex, autora do premiado bet-seller Holocausto Brasileiro. A obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países. Também foi premiada pelas obras documentais “Cova 312”, “Todo dia a mesma noite” e “Arrastados”.
NOVEMBRO
Data: 16 (sábado)
16h: Bate-papo com o repórter e escritor Chico Felitti
Todas atividades são gratuitas e serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547)