POW Festival movimenta universo da criatividade e inovação com temas contemporâneos em palestras ministradas por especialistas renomados 

Realidade virtual, tecnologia imersiva, revolução digital na medicina, empreendedorismo, games e bem-estar são alguns dos destaques do evento, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Ribeirão Preto, com entrada gratuita

Nos dias 19 e 20 de outubro, Ribeirão Preto recebe a 2ª edição do POW Festival, no espaço A Fábrica, com entrada totalmente gratuita. O evento, que oferece uma experiência única aos participantes, com oficinas, workshops, artes, exposições e games, também contará com uma programação extensa de palestras com alguns dos maiores nomes em inovação, tecnologia, sustentabilidade, arte e empreendedorismo. Ao todo, 18 especialistas, com destaque nacional e internacional, compartilharão seus conhecimentos, estratégias e ideias durante os dois dias de evento. 

Na programação de conteúdo, o público poderá aprender mais sobre temas contemporâneos de forma interativa e instigante. Os assuntos “passeiam” por questões como consciência sonora (Wesley Lima); realidade virtual como a nova e revolucionária mídia mundial (Tadeu Jungle); XR na indústria (Osvaldo Ortega); economia e sustentabilidade para cidades inteligentes (Ian Oliveira); origami para o bem-estar (Marcio Okabe); música com instrumentos recicláveis (Grupo Percutindo), entre outros. Além disso, o POW Festival será palco da primeira obra de ficção criada de forma coletiva com Inteligência Artificial, durante a palestra de André Chaves, e contará com a presença do artista audiovisual holandês Werner de Valk, apresentando seu software que traduz paisagens sonoras, permitindo ouvir o horizonte. 

Confira a seguir a programação completa com os temas que serão debatidos na 2ª edição do POW Festival. 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 19/10 – (SÁBADO)

11h – Quando a inovação cria novos signos de comunicação, por Alê Garcia (Auditório)
Criador de conteúdo, escritor, apresentador e publicitário, Alê Garcia abordará como a tecnologia está revolucionando a comunicação, em combinação com a cultura e o marketing de influência.

11h – Consciência Sonora através da vivência de Sound Healing, por Wesley Lima (Sala NEWDUCA)

Pioneiro da técnica Sound Healing (Cura pelo som) e fundador da Limash Sound Healing, Wesley Lima discutirá como o som afeta a produtividade e a saúde mental, explorando a conexão entre cérebro, respiração e comunicação. Os participantes terão a oportunidade de experimentar os efeitos benéficos dos sons e vibrações terapêuticas.

12h – A realidade virtual pode mudar o mundo? A trajetória de uma produtora brasileira, por Tadeu Jungle (Auditório)

O público irá mergulhar em uma experiência imersiva de realidade virtual em 360º e conhecer o poder da tecnologia como uma nova mídia mundial com o roteirista, diretor e precursor do cinema VR no Brasil, Tadeu Jungle. 

12h40 – Como a IA pode impactar na gestão dos novos negócios, por Edson Machado ((Sala NEWDUCA)

Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Inovação Ibmec e do Ibmec Hubs, Edson Machado abordará sobre como a Inteligência Artificial pode transformar a gestão de empresas, além de estratégias práticas para implementar soluções inteligentes, otimizar processos e aumentar a eficiência operacional. 

15h – Tecnologias imersivas – XR na prática aplicada as indústrias, por Osvaldo Ortega (Sala NEWDUCA)

Osvaldo Ortega, diretor de negócios da indústria de games e realidades imersivas, apresentará a intersecção entre realidade estendida e diversos setores do mercado e da sociedade. O especialista exibirá cases criados pelos associados da XRBR (Associação Brasileira de Realidades Estendidas). 

14h – “Songs of the Horizon” (Canções do Horizonte), por Werner de Valk (Auditório)

O artista audiovisual holandês Werner de Valk é reconhecido por tratar do som, interação e do meio ambiente, aliado nas fronteiras entre arte, tecnologia e psicologia. O convidado internacional desenvolveu um software que traduz esse perfil em uma paisagem sonora, permitindo ouvir o horizonte. 

14h – Economia e Sustentabilidade para Cidades Inteligentes, por Ian Oliveira (Sala NEWDUCA)

O pesquisador Ian Oliveira abordará como as cidades inteligentes podem ser projetadas para equilibrar o crescimento econômico com práticas sustentáveis, visando uma transição para um futuro mais resiliente e inclusivo. 

15h – Tipografia analógica, por Marcos Mello (Auditório)

Tipógrafo, designer e artista gráfico, Marcos Mello explora o caráter experimental da tipografia, com foco na força expressiva da palavra enquanto imagem. O convidado também participará da Oficina de Colagem Gráfica, que acontece das 17h30 até 20h30, no Espaço Maker. 

16h – Revolução digital na medicina: o impacto da tecnologia na formação dos novos médicos, por Carla Petean (Sala NEWDUCA)

Coordenadora do curso de Medicina Estácio IDOMED Ribeirão Preto, Carla Campos Petean irá explorar como as inovações tecnológicas estão transformando o ensino médico com o uso de simulação clínica, realidade virtual, inteligência artificial, big data e telemedicina no aprendizado, além de destacar a gamificação e ferramentas digitais no ensino. 

DIA 20/10 (DOMINGO)

11h – Coragem: como ser você mesma na mais profunda essência, por Amanda Momente (Auditório)

Creator, CEO e fundadora da Wonder Size, primeira marca de performance esportiva plus size focada na usabilidade e mobilidade de pessoas gordas, Amanda Momente falará sobre empreendedorismo e a importância de se viver de maneira autêntica para empreender.  Referência na comunidade plus size no esporte, a empresária participou, em 2023, do programa “No Limite”, da Rede Globo.

11h – Sintetizadores, o que são?, por Arthur Joly (Sala NEWDUCA)

Fundador do selo Reco-Head Records, Arthur Joly atua como técnico de masterização na Reco-Master e na construção de sintetizadores analógicos: “os Reco-Synths”. O produtor musical paulista possui mais de 25 anos de trabalho produzindo sons e fazendo trilhas para seriados de TV e filmes. 

12h – O Game que mudou minha vida, por Yuri ‘Gamer’ Costa (Auditório)

Yuri ‘Gamer’ Costa é criador de conteúdo na internet e conhecido por seu canal homônimo no YouTube. Com um enfoque direcionado ao público infanto-juvenil, o gamer cativou sua audiência com conteúdo centrado no popular jogo GTA V (Grand Theft Auto 5), na vertente online. Seu canal é assistido por milhares de inscritos.

12h – E.R.A. – Eterna Revolução da Alegria, por Guilherme Matos, Diego Gonçalves e Rafael Gomes (Sala NEWDUCA)

Estudantes da Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, em São Paulo, Guilherme Matos, Diego Gonçalves e Rafael Gomes são responsáveis pelo projeto Eterna Revolução da Alegria (ERA): aprendendo eletrônica e automação através de brinquedos. A partir de materiais recicláveis, eles criaram um robô que obedece a comando de voz para demonstrar como o projeto pode ser divertido na montagem dos próprios brinquedos. 

14h – Inspirar e imaginar futuros – 1ª obra de ficção criada de forma coletiva em tempo real do mundo, por André Chaves (Auditório)

Fundador da Future Hacker – plataforma global com mais de 400 especialistas em ciência e tecnologia, André Chaves irá falar sobre o AI-Book, projeto que utiliza inteligência artificial para transformar o conteúdo de eventos em e-books interativos. Os participantes criarão a primeira obra de ficção científica de forma colaborativa em tempo real.

14h – Percurtindo e Reciclando, por Grupo Percurtindo (Sala NEWDUCA)

O grupo é conhecido por suas performances, que envolvem a percussão e a entrega dos músicos. No POW, o projeto fará um “Pocket Show” e um passeio rítmico brasileiro com materiais recicláveis e reutilizáveis.

15h – Origami para sua criatividade e espiritualidade, por Márcio Okabe (Sala NEWDUCA)

Idealizador do Origami Club – clube de origamistas brasileiros –, Márcio Okabe mostrará para o público como o origami pode ser uma das melhores maneiras de estimular a criatividade e meditação ativa. Suas palestras são inovadoras e usam o origami como metáfora para a vida.

15h – Criando instrumento musical Knurl, por Rafaele Andrade (Auditório)

Com formação em regência, composição, violoncelo, codificação ao vivo e sonologia, Rafaele Andrade projetou seu próprio instrumento de cordas chamado Knurl, tocando suas produções em palcos na América Latina e Europa.

16h – Computação quântica e a explosão da inovação, por Gil Giardeli (Auditório)

Escritor, professor, palestrante renomado com foco em inteligência artificial, transformação digital e economia criativa, Gil Giardeli traz para o festival as últimas inovações e aplicações em computação quântica. 

Todas as palestras do evento terão tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As vagas são limitadas e devem ser garantidas antecipadamente no site oficial powfestival.com.br.

Agenda

Data: 19 e 20 de outubro de 2024
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas.

Projeto: “POW Festival – 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual: PROAC Nº 47101.