Alunos dos cursos de violino, violoncelo, piano e percussão executam, em quatro recitais, diferentes peças de compositores clássicos e populares como Mozart, Bach, Vivaldi e Piazzolla, entre outros. Apresentações são gratuitas e o acesso é por ordem de chegada
Durante o mês de outubro, a população de Ribeirão Preto tem quatro oportunidades para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Academia Livre de Música e Artes (Alma), que apresenta, gratuitamente, quatro recitais que integram a programação pedagógica da escola. Os concertos acontecem na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP-RP, com alunos dos cursos de violoncelo (20/10, domingo, 16h); violino (20/10, domingo, 17h30); piano (27/10, domingo, 10h30); e percussão (27/10, domingo, 16h). O acesso aos recitais é por ordem de chegada até esgotamento dos assentos disponíveis.
No total, cerca de 32 estudantes de diferentes etapas de aprendizado participam dos recitais (12 de violino, sete de piano, nove de violoncelo e quatro de percussão). Nas apresentações de violinos e violoncelos, no domingo (20/10), haverá acompanhamento especial o pianista Ju Hi Soon. “Esses recitais são pensados e preparados com foco no aprimoramento das habilidades adquiridas pelos alunos, desde o manejo do instrumento em grupo até a oportunidade de estarem em um palco”, explica o professor Ladson Mendes, coordenador pedagógico da Alma.
Com orientação do professor Walisson Cruz, os alunos do curso de violoncelo executam “Suíte 3 em dó menor”, (J.S.Bach); “Adios Nonino” (Astor Piazzolla); “O Cisne” (Camille Saint-Saëns); e “Concertino Rondo” (Ernest Mahle), entre outras peças. O grupo é formado por Suellen Nayara Costa,
Amanda Cristina Lima, Anelize Couto, Natália Maffei, Maria Luísa de Freitas, Pedro Lucas Queiroz, Enã Scaldelais, Letícia Araújo de Oliveira e Ana Júlia Oliveira.
No recital de violino, os professores Anderson Oliveira e Milton Bergo prepararam os alunos para execução de peças dos violinistas alemães Oskar Rieding e Ferdinand Küchler, do italiano Arcangelo Corelli, e do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, entre outros. Participam os estudantes Lorenzo Parizi de Oliveira, Lucas Mascara Gomes, Marina Brandão Meneghelli, Pedro Gabriel Santos, Jennifer Vernechio, Samuel Maxwel, Pedro Henrique Carvalho, Everton Rodrigues, Letícia Neves, Samuel Atanásio, Eliseu Machado e Nailton Guilherme Correia.
Canções dos períodos clássico, barroco e romântico se mesclam no recital de piano, que será no domingo (27/10), com alunos da professora Gladys Pádua. Mozart, Beethoven e Robert Schumann e Christian Petzold são alguns dos compositores a serem executados por Yuri de Angelis Coutinho, Izadora Aparecida Rodrigues, Gabriella Schiavoni, Victor Martins Pazeto, João Balducci, Gabriella Schiavoni e Sophia Fervença.
Finalizando, os estudantes de percussão Guilherme Batista de Avellar, Lael Guedes Nascimento, Jorge Henrique Dias e Gabrielly Negrini Oliveira apresentam, também no domingo (27/10), quatro composições autorais assinadas pelo professor Luiz Fernando Teixeira Júnior, que se junta aos alunos em algumas execuções. “Prelúdio e Marcha em Ré Menor”, “Fantasia Contrastante”, “Rock March” e “Rhythmania” (composição do professor em parceria com Charley Wilcoxon) são as peças escolhidas para o recital. “O fato de todas as músicas serem compostas pelo professor é um diferencial para a Academia, trazendo um ganho gigantesco para a experiência dos alunos de percussão”, destaca o coordenador Ladson Mendes, lembrando que a Alma também oferece cursos de flauta, clarinete, viola, contrabaixo, canto coral e canto lírico.
Os recitais são realizados pelo Ministério da Cultura e da Alma e com os patrocínios das empresas Ópera – Usina Alta Mogiana S/A, Sinfonia – NECTA, GSInima Ambient e Cutrale, Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Interunion, Tereos e Usina Vertente, Ária – Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli. Conta também com a parceria da Universidade de São Paulo, por meio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, e com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto.
SERVIÇO:
Recitais pedagógicos da Academia Livre de Artes e Música de Ribeirão Preto (Alma)
Recital de violoncelos
Data e horário: 20/10 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Olivier Toni , s/nº)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada
Recital de violinos
Data e horário: 20/10 (domingo) | 17h30
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Olivier Toni , s/nº)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada
Recital de piano
Data e horário: 27/10 (domingo) | 10h30
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Olivier Toni , s/nº)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada
Recital de percussão
Data e horário: 27/10 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Olivier Toni , s/nº)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.